terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Visita de estudo a ETAR e ETA

Os alunos do 7º ano, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, irão visitar uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de  Lever e uma Estação de Tratamento de Águas  (ETA) das Águas do Douro e Paiva. No dia 17/02 irão as turmas D e E, no dia 24/02 irão as turmas B e C e no dia 01/03 irão a turmas A e F.


O que é uma ETA?

ETA
A ETA tem a função de limpa a água que bebemos. Depois a água limpa passa por diversos canos e chega às casas, às fábricas, às escolas e às lojas. A ETA remove os sólidos da água, os sabores e cheiros desagradáveis, tira-lhe as impurezas pequenas, a lama, os sólidos muito finos e os microorganismos invisíveis a olho nu como vírus que são eliminados através de um método que se chama cloração. Por fim, procede-se ao ajuste do pH, de modo a que a água não seja, nem muito ácida, nem muito alcalina.






ETAR

O que é uma ETAR? 

Na nossa casa e na escola utilizamos a água em muitas tarefas: para lavar as mãos, lavar os legumes, lavar os dentes, lavar a louça, lavar a roupa, ... E num instante a água limpinha fica suja. E depois? A água suja vai pelo esgoto e chega uma grande fábrica que limpa a água. Numa ETAR a água suja passa por diversos tanques, máquinas e tratamentos para ficar limpa e sem areia, gordura, lama e outros resíduos. Depois de tratada a água é largada no mar, nos lagos e nos rios com um nível de poluição que não faça mal aos animais e às plantas.

Sem comentários:

Enviar um comentário