quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Projeto Mil Escolas: Aprender com o Rio Tinto



A sociedade atual enfrenta desafios que se relacionam com a gestão dos recursos naturais, aspeto preponderante para as gerações futuras. A educação para a sustentabilidade constitui um ponto fundamental para que as interações, entre a sociedade e as suas relações com os ecossistemas locais, se processem de forma a garantir uma gestão adequada dos recursos naturais e do desenvolvimento económico. É nesse sentido que a Escola deve ser protagonista na sensibilização dos futuros adultos para os problemas transdisciplinares com que somos confrontados. Neste contexto, a Escola E.B. 2,3 de Rio Tinto participa no Projeto Mil Escolas – “Aprender com o Rio Tinto, numa linha de continuidade de aprendizagem que visa a melhoria da qualidade de vida, em comunidade.
Tendo por referencial as finalidades e estratégias, delineadas no PEE, os objetivos do Projeto são o desenvolvimento de valores e atitudes, bem como a valorização dos recursos humanos e físicos, com reforço das boas práticas de intervenção e colaboração, em comunidade e com o meio.
Algumas das atividades a implementar enquadram-se no plano de ação do programa internacional da associação Bandeira Azul da Eco Escolas. Outras mais se concretizarão como, por exemplo, a realização de exposições temáticas; visitas de campo ao rio; entrevista a uma cidadã septuagenária de Rio Tinto; realização de experiências na sala de aula; plantação e organização da horta pedagógica; implementação da compostagem; plantio de sebes nos jardins da escola; elaboração e distribuição de folhetos; elaboração e divulgação de textos; blog Eco-Escola; hastear da bandeira verde; recolha de diversos materiais (óleo, tinteiros, pilhas e tampas); Geração Depositrão; separação de resíduos e campanha de solidariedade.

O espírito de estudo, reflexão, participação e intervenção socio-científica ativa no Meio Local e Ambiental será o lema do Projeto “Aprender com o Rio Tinto”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário