segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Algumas ideias para ter uma casa sustentável





 Aproveitar a luz natural

A utilização de portas e janelas de vidro favorecem a entrada da luz solar. As lâmpadas são poupadas e a conta da eletricidade é reduzida. Também é recomendável pintar as paredes com cores claras porque refletem a luz e deixam o ambiente mais iluminado.


 Trocar as lâmpadas

As lâmpadas economizadoras devem substituir as lâmpadas incandescentes porque duram mais e consomem menos energia. Embora as primeiras sejam mais caras, o investimento é compensado pela economia gerada.

 

 Evitar o desperdício de água

Fechar as torneiras da pia ou do chuveiro enquanto se escova os dentes ou toma banho.

Diminuir o tempo no banho. Concertar as torneiras que pingam. Utilizar as máquinas de lavar roupas e louças quando estiverem cheias.

 

Adquirir aparelhos eléctricos com classe energética eficiente

Apresentam melhor desempenho na economia de energia do que outros aparelhos. Para economizar ainda mais, desligar a TV e outros equipamentos que usam a luz de “stand by” quando não é necessário.

 

 Usar ecobags

Substituir os sacos de plástico por ecobags, reutilizáveis feitos de diferentes materiais.

 

Separar o lixo

Separar garrafas, plásticos, embalagens, metais, pilhas, óleos, papéis, vidro, etc para a reciclagem.

 

Reutilizar os móveis

Escolher guarda-roupas, estantes, cómodas, mesas e outros móveis fabricados com madeira certificada. Pode-se reutilizar móveis antigos ou doá-los para que sejam transformados de maneira criativa.

 

Manter o frigorífico bem fechado

O frigorífico deve ser posicionado em um local fresco e longe do sol. A borracha de vedação deve ser verificada constantemente. Quando ressecada, ela deixa escapar o ar frio, forçando mais o compressor e assim, gastando mais energia.

Com ideias simples, conseguimos melhorar e poupar mais em casa e o ambiente em que vivemos. O planeta agradece!

Sem comentários:

Enviar um comentário