quarta-feira, 4 de junho de 2014

CONCURSOS INTER TURMAS

PILHÃO VAI À ESCOLA, TAMPINHAS E ÓLEO USADO

Os concursos inter turmas que decorreram ao longo deste ano letivo, das pilhas, das tampinhas e do óleo terminaram no dia 30 de maio.

Com a colaboração de todos, recolhemos 11 pilhões de 12 quilogramas, cerca de 700 quilogramas de tampinhas e 190 litros de óleo.


Os vencedores do concurso das pilhas são os alunos da turma C do 5ºano, com 10 minipilhões.


A turma D do 9ºano conseguiu o 1º prémio das tampinhas, com 107 garrafões.

Os vencedores do concurso do óleo são os alunos do 8ºano da turma F, com 42 litros.
A todos os participantes muitos parabéns!
A separação prossegue para continuarmos a ser uma escola ecológica/amiga do ambiente!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Árvore Tetrapack


Começamos por pedir à comunidade educativa embalagens tetrapack, identificadas com selo “Protege o que é bom”:

e embalagens da Compal de 1 L com a marca FSC®:

Durante a poda feita no inverno, pedimos aos trabalhadores da Junta de Freguesia de Rio Tinto, parte de uma árvore.
Os alunos do 8ºano da turma F fizeram as folhas com embalagens tetrapack com o respetivo selo e os frutos com as embalagens da Compal de 1L com o respetivo selo também.
















Depois revestimos a árvore com embalagens tetrapack amarrotadas, utilizando como materiais complementares agrafos.

Os alunos do 9ºano da turma C colocaram as folhas com agrafos e os respetivos frutos com fio de pesca.


A árvore foi colocada na cantina da escola. 
Muito obrigada a todos os que colaboraram neste projeto.




terça-feira, 1 de abril de 2014

Grande corrida de sacos


ECO-DICAS: medicamentos fora de prazo

Entrega na tua farmácia os medicamentos fora de prazo, e indica o código 173, para ajudar a Escola E.B. 1 de S. Caetano a ganhar prémios.

Nós separamos , a VALORMED recicla, o ambiente agradece!

sexta-feira, 14 de março de 2014

Alguns projetos em curso

Ao longo deste ano letivo, temos vindo a recolher e a separar Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), apesar de não possuirmos o depositrão. Este projeto Escola Geração Depositrão, resultado da parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas (ABAE), visa formar e informar as crianças, os jovens e a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos REEE, pilhas e lâmpadas.

A Escola Geração Depositrão deslocou-se à nossa escola no dia 10 de março de 2014 e recolheu os nossos REEE, tais como, equipamentos de frio, pequenos eletrodomésticos, resíduos de natureza informática, lâmpadas e acumuladores. Em junho será feita uma nova recolha, por isso vamos todos contribuir com os equipamentos avariados.
As pilhas e baterias usadas são resíduos perigosos. Durante o 1º período recolhemos 7 pilhões de 12 quilogramas. Dois desses pilhões reverteram a favor do Instituto Português de Oncologia (I.P.O.), pois todos os pedidos de recolha de Pilhões efetuados no mês de dezembro de 2013 contribuíram para o 5º Peditório de pilhas e baterias usadas a favor do I.P.O. Assim, é com grande satisfação que informamos que a contribuição de todos, a nível nacional, permitiu que a Ecopilhas doasse ao I.P.O. dois aparelhos de videoendoscopia.



As tampinhas recolhidas até ao início de fevereiro foram doadas para ajudar na compra de uma cadeira de rodas. Contabilizaram-se no total 550 quilogramas.



Depois dos excelentes resultados, queremos agradecer a todos os Professores e Educadores, alunos, pais, encarregados de educação e toda a comunidade escolar que desde o primeiro momento abraçaram estas causas.
A nossa missão de proteger o ambiente prossegue, pelo que continuamos a contar com a vossa colaboração.

Parabéns a todos pela participação dinâmica que têm demonstrado. Obrigada pelo vosso esforço!

terça-feira, 11 de março de 2014

Projeto Gaivotas “urbanas”: Não alimentes este problema!







A população de gaivotas na nossa escola tem vindo a aumentar, tornando a sua presença claramente notada. O alargamento do número de gaivotas nas cidades levanta questões de saúde pública e ambiental. O impacto ambiental nas cidades/ escola traz consequências para o ser humano, e tem levado, cada vez mais, a reclamações pelo incómodo provocado pelo ruído; pela transmissão de doenças através dos dejectos secos contaminados com bactérias multirresistentes aos antibióticos; pelos estragos no revestimento/pintura de edifícios e veículos (devido aos dejectos); pela sua agressividade, revelada em ataques a pessoas; pelo entupimento de caleiras e algerozes com penas e dejectos, restos de alimentos e material usado na construção dos ninhos, podendo originar inundações nos edifícios; e pelos estragos nas roupas, estendidas e em passageiros.
A par destas informações pede-se a colaboração de todos para eliminar algumas das causas da proliferação de gaivotas na cidade e na nossa escola. Assim, solicita-se que acondicionem corretamente o lixo para impedir que as gaivotas aí se alimentem, fechando devidamente os sacos e os contentores; e que não se sustentem voluntariamente as gaivotas.






quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Projeto Mil Escolas: Aprender com o Rio Tinto



A sociedade atual enfrenta desafios que se relacionam com a gestão dos recursos naturais, aspeto preponderante para as gerações futuras. A educação para a sustentabilidade constitui um ponto fundamental para que as interações, entre a sociedade e as suas relações com os ecossistemas locais, se processem de forma a garantir uma gestão adequada dos recursos naturais e do desenvolvimento económico. É nesse sentido que a Escola deve ser protagonista na sensibilização dos futuros adultos para os problemas transdisciplinares com que somos confrontados. Neste contexto, a Escola E.B. 2,3 de Rio Tinto participa no Projeto Mil Escolas – “Aprender com o Rio Tinto, numa linha de continuidade de aprendizagem que visa a melhoria da qualidade de vida, em comunidade.
Tendo por referencial as finalidades e estratégias, delineadas no PEE, os objetivos do Projeto são o desenvolvimento de valores e atitudes, bem como a valorização dos recursos humanos e físicos, com reforço das boas práticas de intervenção e colaboração, em comunidade e com o meio.
Algumas das atividades a implementar enquadram-se no plano de ação do programa internacional da associação Bandeira Azul da Eco Escolas. Outras mais se concretizarão como, por exemplo, a realização de exposições temáticas; visitas de campo ao rio; entrevista a uma cidadã septuagenária de Rio Tinto; realização de experiências na sala de aula; plantação e organização da horta pedagógica; implementação da compostagem; plantio de sebes nos jardins da escola; elaboração e distribuição de folhetos; elaboração e divulgação de textos; blog Eco-Escola; hastear da bandeira verde; recolha de diversos materiais (óleo, tinteiros, pilhas e tampas); Geração Depositrão; separação de resíduos e campanha de solidariedade.

O espírito de estudo, reflexão, participação e intervenção socio-científica ativa no Meio Local e Ambiental será o lema do Projeto “Aprender com o Rio Tinto”. 

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Hastear da Bandeira Eco-Escolas



O hastear da bandeira Eco-Escolas 2012-2013 realizou-se no dia 17 de dezembro, último dia do primeiro período. Este acontecimento veio renovar a motivação para continuar a contribuir para a realização de projetos e trabalhos na área da educação ambiental e educação para a sustentabilidade, promovendo o empenho de todos na busca de melhores soluções ambientais.



















Vamos todos participar na construção da sustentabilidade, de um ambiente melhor!